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181: A transição do 1º para o 2º ciclo do ensino básico: Representação de professores e alunos
A transição de ciclo é referenciada enquanto fase geradora de múltiplas adversidades escolares, devido à ocorrência de diversas mudanças que provocam alterações ao nível da situação escolar do aluno. O processo de transição e adaptação assume, deste modo, grande relevância no ajustamento escolar do aluno ao novo ciclo.Este trabalho teve como principal objetivo identificar as estratégias de apoio à transição levadas a cabo por escolas e docentes.
Foram entrevistados 20 professores e 12 alunos de escolas públicas das origens de Lisboa, Torres Vedras e Leiria. Dos 20 professores, 10 lecionaram ao 4º ano de escolaridade e os restantes 10 ao 5º ano de escolaridade. Os 12 alunos frequentam todos o 4º ano de escolaridade.
A análise de conteúdo preliminar permitiu identificar três eixos de análise relativamente às respostas dos professores: Estratégias de ensino, Articulação inter-ciclos e Transmissão de informação. No que se refere aos alunos surgem como principais tópicos de análise, os temas referentes à Aprendizagem, as Expetativas (em relação ao espaço, relacionamentos, aprendizagens) e a Percepção relativa à Articulação.
Author(s):
Edite Santos
ISPA
Portugal
Francisco Peixoto
ISPA
Portugal