Full Program »
178: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A PARTICIPAÇÃO DA ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA
Esta pesquisa teve como objetivo conhecer quais são as percepções de professores sobre cidadania, como também qual a participação da escola na construção de práticas cidadãs. Sabe-se que a educação para a cidadania é um dos objetivos propostos pela escola e isso impulsionou a buscar informações sobre este tema. A pesquisa teve como referência a visão de professores que lecionam na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Ercy Arruda Bonfim”, localizada na comunidade de São Gabriel, distrito de Muqui/ES. Escolheu-se tal escola pelo fato de já conhecê-la e pelo interesse em saber como é realizada a educação para a cidadania focada na realidade local de comunidades pequenas. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, através de revisão bibliográfica, observações e entrevista semi-estruturada com oito (08) professores da escola escolhida para a investigação. Como marco teórico, foram selecionados autores e pesquisadores que vêm tecendo posicionamentos pertinentes às temáticas abordadas nesse estudo, como por exemplo: Freire (2001), Patto (2003), Perrenoud (2005), Young (2007), Klein e Pátaro (2008), entre outros. Por fim, percebeu-se que os professores entrevistados possuem percepções limitadas do conceito de cidadania, além de não possuírem uma visão clara de quais seriam os principais objetivos da escola na educação para este tema.Author(s):
Angelo Moreira Arruda
UENF
Brazil
Janete Araci do Espírito Santo
UENF
Brazil
Suélly Lima dos Santos Santos
IFF e UENF
Brazil
Bianka Pires André
UENF
Brazil