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II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

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176: Percepções das crianças sobre as novas tecnologias na aprendizagem

Vivemos na era da informação, numa época em que há uma massiva utilização de meios informáticos e de computadores, nas mais diversas áreas da nossa actividade. As tecnologias de informação estão cada vez mais presentes, quer na vida dos adultos, quer na das crianças. Estas começam, cada vez mais cedo, a usar os meios tecnológicos e digitais, seja para comunicarem, jogarem, divertirem-se ou como suporte para o estudo e a sua aprendizagem.
Pretende-se verificar, na perspectiva das crianças, até que ponto as novas tecnologias de informação e comunicação ajudam na sua aprendizagem. Ou seja, qual o seu grau de conhecimento sobre as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), quais as que usam mais frequentemente, em que contextos as utilizam, e quais os benefícios que delas retiram.
A amostra será constituída por crianças com idades entre os oito e os doze anos, de ambos os sexos, estudantes do 3º ao 6º ano de escolaridade. Os dados serão recolhidos através de um questionário, por nós desenvolvido, com base na fundamentação teórico-conceptual e em resultados de estudos anteriores. O questionário irá englobar questões relacionadas com as TIC, o seu uso pessoal e na escola, e o modo como podem contribuir para a sua motivação, atenção, satisfação, confiança, criatividade, facilidade de comunicação e aprendizagem.
Nesta comunicação, e uma vez que o trabalho está ainda numa fase inicial de desenvolvimento, faremos uma abordagem metodológica ao mesmo, mas iremos centrar-nos, sobretudo, no levantamento do estado da arte, em termos teórico-conceptuais, com referências a trabalhos anteriores. Os resultados do estudo a desenvolver contribuirão para perceber melhor a atitude das crianças sobre as TIC, o que é relevante também para os educadores, na sua missão de perceber como motivar as crianças para aprender, adaptar ou rever os planos de estudos, e desenvolver as suas capacidades e competências.

Author(s):

Iryna Mel'nyk    
Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)
Portugal

Abílio Oliveira    
Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), ISTAR-IUL, Lisboa
Portugal

 

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