Full Program »
175: A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA BÁSICA NAS AULAS DE FÍSICA – REALIDADE E DESAFIOS
A utilização e a interpretação da matemática nas aulas de física são pontos básicos e muito importantes para entender e trabalhar a esta ciência. A Física tem parte de sua história ligada à matemática dentre outras áreas áreas. Atualmente percebe-se a dificuldade que os alunos apresentam na área de matemática nas escolas em que estão inseridos. Esta carência de conhecimento e domínio da matemática básica tem sido um grande obstáculo nas aulas de outros conteúdos, dentre eles, nas de Física. A carência do ensino e da aprendizagem da matemática pode ser percebida no cotidiano escolar, tanto os conteúdos de matemática como os de física precisam do desenvolvimento do raciocínio lógico para o seu entendimento, e compreensão de fenômenos cotidianos. Essa trabalho tem como objetivo detectar as dificuldades dos alunos na disciplina de física, devido a carência matemática do ensino fundamental. As percepções e análises apresentadas neste trabalho são oriundas de uma pesquisa no primeiro semestre de 2015, onde foram realizadas atividades de docência assistida em três escolas públicas de ensino no município de São João dos Patos - MA. Dentre os problemaas encontrados o mais preocupante é que conteúdos básicos como: frações, funções e equações, entre outros, não são de conhecimento dos alunos. Considerando que a Física é uma ciência que usa a matemática como ferramenta de linguagem e modelagem dos fenômenos que estuda, não existe possibilidade de efetivar o estudo completo sem estes conhecimentos prévios. Após a utilização de materiais concretos para a revisão de conteúdos de matemática do ensino fundamental, observou-se uma melhora nas notas de provas que envolviam cálculos, e constatou-se que a disciplina de matemática nos primeiros anos do ensino fundamental é de fundamental importância para que possa efetivar um ensino médio conceitual e aplicado, ampliando a compreensão dos problemas a serem solucionados e permitindo agir, refletir e aprender de maneira correta e qualificada.Author(s):
Erikson Alves de Sousa
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão
Brazil
Welington Miranda Brasil
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão
Brazil