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160: O potencial da avaliação em Educação Física na promoção da motivação intrínseca nas aprendizagens e desenvolvimento das competências motora
Quadro concetualA Educação Física (EF) constitui um dos principais veículos para desenvolver a literacia motora, envolvendo a aquisição de competências motoras (CM). O processo de aquisição das competências facilitadoras da prática regular de atividade física (AF) é complexo, sendo que as variáveis implicadas necessitam do envolvimento ativo dos alunos. Neste sentido, a avaliação tem sido apontada como um elemento pedagógico chave para melhorar a qualidade da EF (Hay & Penney 2009), na medida de se garantir a integração entre o ensino-aprendizagem e a própria avaliação, contrariando a tradicional separação behaviorista entre ambas (Roldão & Ferro 2015). Nesta linha, sugere-se que ambientes de avaliação que promovam a autonomia, a competência e o vínculo social são fundamentais para aumentar os níveis de motivação intrínseca para a prática da EF (Standage et al. 2007). Sabe-se ainda que as CM parecem influenciar os níveis de aprendizagens em EF (Derri et al. 2007).
Objetivos
O presente trabalho procurará apresentar uma reflexão sobre a importância da avaliação para as aprendizagens em EF, como processo basilar para envolver os alunos no processo ensino-aprendizagem e aumentar os níveis das próprias aprendizagem, através de dois fatores principais: o adequado desenvolvimento das CM dos alunos e o aumento dos níveis de motivação intrínseca.
Metodologia
Foi efetuada uma pesquisa bibliográfica sobre literatura relevante que procurou reunir evidências sobre os conceitos referidos: avaliação para as aprendizagens, CM e sua relação com os processos de desenvolvimento da prática de AF e os aspetos teóricos mais genéricos que fundamentam a teoria da auto-determinação em EF.
Resultados
A reflexão em torno do quadro teórico apresentado permitiu-nos desenvolver um modelo concetual da aprendizagem em EF através de um conjunto de princípios pedagógicos facilitadores do processo ensino-aprendizagem em EF. A problemática apresentada decorre de uma fundamentação teórica que a sustenta, focando os processos de gestão e integração destas dimensões para o sucesso da aprendizagem e para o desenvolvimento da literacia motora.
Conclusões
O modelo sugerido integra fatores de natureza pedagógica (avaliação para as aprendizagens) e desenvolvimentista (CM e motivação intrínseca). É um modelo integrador, com potencial para o envolvimento dos alunos na construção de uma literacia motora.
Author(s):
Ana Quiterio
Laboratório de Pedagogia, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa e Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
Portugal
Marcos Onofre
Laboratório de Pedagogia, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa e Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
Portugal
Maria Martins
Laboratório de Pedagogia, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa e Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
Portugal
João Martins
Laboratório de Pedagogia, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa e Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
Portugal
João Costa
Laboratório de Pedagogia, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa e Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
Portugal