Skip to main content
II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

Full Program »

16: AVALIAÇÃO FORMATIVA E ENVOLVIMENTO DE ESTUDANTES NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM

Atualmente, procura-se promover uma Educação centrada no desenvolvimento de competências adaptadas à vida numa sociedade em constante mutação. Aos vários níveis de ensino cabe concretizar as políticas educativas através da utilização do conhecimento em contexto, conduzindo ao desenvolvimento de competências. Formar os futuros profissionais da Educação nesta perspetiva implica trabalhar com eles desta forma, indo ao encontro de alguns dos princípios de base do Processo de Bolonha.
Assim, temos vindo a desenvolver um estudo com estudantes de um primeiro ciclo de Bolonha, a frequentar uma unidade curricular de didática da língua materna, por nós lecionada. Tem por objetivos promover a operacionalização de uma abordagem transversal do ensino/aprendizagem da língua portuguesa e desenvolver nos estudantes competências que lhes permitam adaptar-se a diversos contextos.
Uma das questões de investigação prende-se com o papel desempenhado pela avaliação formativa neste contexto de investigação/formação/ação, o que nos levou a recolher dados relativos ao seu desempenho na unidade curricular e às suas representações sobre o modelo de avaliação nela usado e sua influência no desenvolvimento de competências essenciais para um futuro profissional da Educação. Analisamo-los, usando uma combinação de estatística descritiva (frequências absolutas e relativas) e de análise de conteúdo, considerando o grupo de alunos de cada ano letivo como um caso.
Neste texto, discutimos o sétimo caso, comparando-o com os anteriores, o que nos permitiu concluir que o impacto que este tipo de avaliação pode ter sobre o desempenho dos estudantes depende da importância que estes lhe atribuem e da forma como se envolvem nela.

Author(s):

Cristina Manuela Sá    
Universidade de Aveiro
Portugal

 

Powered by OpenConf®
Copyright ©2002-2016 Zakon Group LLC