Skip to main content
II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

Full Program »

157: MOTIVAÇÃO, CRENÇAS, EXPECTATIVAS E EMOÇÕES: RELAÇÕES COM O DESEMPENHO ACADÉMICO

O contexto educativo é um espaço onde a aprendizagem e o desempenho são altamente valorizados. Este simpósio propõe-se partilhar investigações realizadas em Portugal para uma reflexão alargada sobre o papel de variáveis motivacionais, cognitivas e emocionais no rendimento académico, considerando diferentes prismas: alunos, pais e professores. A primeira comunicação explora as relações entre o suporte do professor, as crenças de controlo, as emoções e o rendimento académico nas aulas de Matemática, considerando 996 estudantes do 6.º e 8.º anos de doze escolas da região de Lisboa. Na segunda comunicação a discussão gira em torno das relações recíprocas entre habilidades cognitivas, rendimento académico prévio, aspirações académicas, expectativas académicas e rendimento académico atual numa amostra de 522 estudantes do 6.º e 9.º anos de escolas públicas portuguesas das várias regiões de Portugal Continental. A terceira comunicação apresenta-nos um estudo longitudinal que acompanhou 139 díades pais-adolescentes do 11.º para o 12.º ano, onde é testado um modelo conceptual sobre o ajustamento socioacadémico de adolescentes, considerando a influência das crenças de eficácia individual e coletiva dos próprios estudantes e também das crenças de eficácia da própria família. Na quarta e última comunicação discute-se a importância de variáveis organizacionais como a saúde organizacional, o clima organizacional e a satisfação no trabalho na motivação docente e dos alunos, considerando uma amostra de 1129 professores portugueses.

Author(s):

Francisco Peixoto    
CIE-ISPA, ISPA – Instituto Universitário
Portugal

Lourdes Mata    
CIE-ISPA, ISPA – Instituto Universitário
Portugal

Vera Monteiro    
CIE-ISPA, ISPA – Instituto Universitário
Portugal

Cristina Sanches    
CIE-ISPA, ISPA – Instituto Universitário
Portugal

Gina C. Lemos    
Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação, Universidade do Minho
Portugal

Joana Casanova    
Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação, Universidade do Minho
Portugal

Leandro S. Almeida    
Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação, Universidade do Minho
Portugal

Marisa Costa    
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto
Portugal

Luísa Faria    
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto
Portugal

João Viseu    
Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações (CIEO), Universidade do Algarve
Portugal

Saul Neves de Jesus    
Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações (CIEO), Universidade do Algarve
Portugal

 

Powered by OpenConf®
Copyright ©2002-2016 Zakon Group LLC