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157: MOTIVAÇÃO, CRENÇAS, EXPECTATIVAS E EMOÇÕES: RELAÇÕES COM O DESEMPENHO ACADÉMICO
O contexto educativo é um espaço onde a aprendizagem e o desempenho são altamente valorizados. Este simpósio propõe-se partilhar investigações realizadas em Portugal para uma reflexão alargada sobre o papel de variáveis motivacionais, cognitivas e emocionais no rendimento académico, considerando diferentes prismas: alunos, pais e professores. A primeira comunicação explora as relações entre o suporte do professor, as crenças de controlo, as emoções e o rendimento académico nas aulas de Matemática, considerando 996 estudantes do 6.º e 8.º anos de doze escolas da região de Lisboa. Na segunda comunicação a discussão gira em torno das relações recíprocas entre habilidades cognitivas, rendimento académico prévio, aspirações académicas, expectativas académicas e rendimento académico atual numa amostra de 522 estudantes do 6.º e 9.º anos de escolas públicas portuguesas das várias regiões de Portugal Continental. A terceira comunicação apresenta-nos um estudo longitudinal que acompanhou 139 díades pais-adolescentes do 11.º para o 12.º ano, onde é testado um modelo conceptual sobre o ajustamento socioacadémico de adolescentes, considerando a influência das crenças de eficácia individual e coletiva dos próprios estudantes e também das crenças de eficácia da própria família. Na quarta e última comunicação discute-se a importância de variáveis organizacionais como a saúde organizacional, o clima organizacional e a satisfação no trabalho na motivação docente e dos alunos, considerando uma amostra de 1129 professores portugueses.Author(s):
Francisco Peixoto
CIE-ISPA, ISPA – Instituto Universitário
Portugal
Lourdes Mata
CIE-ISPA, ISPA – Instituto Universitário
Portugal
Vera Monteiro
CIE-ISPA, ISPA – Instituto Universitário
Portugal
Cristina Sanches
CIE-ISPA, ISPA – Instituto Universitário
Portugal
Gina C. Lemos
Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação, Universidade do Minho
Portugal
Joana Casanova
Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação, Universidade do Minho
Portugal
Leandro S. Almeida
Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação, Universidade do Minho
Portugal
Marisa Costa
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto
Portugal
Luísa Faria
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto
Portugal
João Viseu
Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações (CIEO), Universidade do Algarve
Portugal
Saul Neves de Jesus
Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações (CIEO), Universidade do Algarve
Portugal