Skip to main content
II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

Full Program »

154: Os dilemas de professores frente a índices de avaliação externa: (in)satisfação e (co)responsabilidade

O presente artigo apresenta um recorte de uma investigação, desenvolvida em nível de doutorado e defendida em 2015, que aborda as influências do Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB-Brasil) sobre a satisfação profissional, na visão de professores do 1º ao 5º ano em seis escolas públicas de uma cidade do Estado de Minas Gerais-Brasil. Teve como objetivo principal conhecer e verificar se e como a divulgação e os resultados do Ideb estão relacionados e influenciam na satisfação profissional docente e na condição de trabalho do professor, e de que maneira isso afeta o contentamento que ele possa ter em relação à carreira. Os sujeitos de pesquisa foram os professores de 1º ao 5º ano (Educação Básica) e a pesquisa, qualitativa, teve o questionário e entrevistas semi-estruturadas como instrumentos para produção dados. A hipótese trabalhada foi a de que os usos e a divulgação dos resultados do Ideb são promotores, de alguma forma, para a insatisfação profissional do professor em relação a sua docência. Diante dessa premissa, produziu-se uma trajetória a fim de contextualizar o trabalho e recolher pistas sobre tal conjetura, dialogando com os sujeitos de pesquisa e articulando as informações obtidas com o estudo de diversos autores, tais como Brooke, Oliveira, Bourdieu, Giddens, dentre outros e também a legislação brasileira. Foram abordadas, como centrais, as temáticas: políticas de avaliação e seus efeitos na docência e a satisfação profissional e a profissão docente. A pesquisa legitimou alguns aspectos causadores de satisfação e insatisfação já apontados por estudos e pesquisas anteriores, como o fato de gostar do que faz, o retorno positivo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, a questão da rotatividade e itinerância, as condições salariais e as condições de trabalho, a desvalorização profissional, a competição entre escolas e professores, entre outros. Entretanto, apresentaram-se como aspectos substanciais e singulares que influenciam diretamente na insatisfação docente: a apropriação e usos dos resultados das avaliações pelas escolas e professores, enfatizando o Ideb; a decorrência da Lei 100/MG e sua impugnação para professores que se enquadravam nela e a forma como a bonificação e a responsabilização provocam um sentimento de coerção aos docentes.

Author(s):

Adriana Rocha Bruno    
Universidade de Lisboa e Universidade Federal de Juiz de Fora
Brazil

Thays Saçço    
Universidade Federal de Juiz de Fora
Brazil

 

Powered by OpenConf®
Copyright ©2002-2016 Zakon Group LLC