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15: INCLUSÃO EDUCACIONAL: UM ESTUDO ACERCA DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO SUPERIOR PRIVADA SOBRE A OFERTA DO ENSINO INCLUSIVO NA CIDADE DE TERESINA – PI
Enquadramento Conceitual: O conceito de Educação Inclusiva rege que a mesma é um sistema educacional que considera as necessidades dos alunos, e tem como princípio uma educação de qualidade para todos, isonômica e equitativamente. Ela permeia todos os níveis de educação, da básica ao ensino superior. Os professores devem estar preparados para a prática inclusiva, independentemente de qual nível da educação sua práxis está inserida, uma vez que inserir o aluno com necessidades especiais na instituição de ensino mesmo sendo de nível superior, sem a devida capacitação dos professores compromete o sucesso do processo de ensino-aprendizagem. Objetivos: O presente estudo, teve por objetivo analisar as condições de oferta do ensino inclusivo na universidade, na perspectiva dos próprios educadores. Participaram deste estudo vinte professores de uma Universidade particular da cidade de Teresina – Piauí que tinham alunos com necessidades especiais em sala de aula. Metodologia: Utilizou-se como método a abordagem qualitativa, com o uso de entrevista semi - estruturada. Para a análise dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, segundo Bardin (1991). Resultados: Nos resultados, constatou-se que mesmo os professores do ensino superior necessitam de mais subsídios que garantam a qualidade da prática inclusiva, uma vez que apresentam muitas dificuldades ao lidar com o aluno com necessidades especiais em sala de aula. Conclusões: Com base nos objetivos da pesquisa, pode-se inferir que a universidade pesquisada tem se mobilizado e contribuído para a prática inclusiva, oferecendo instrumentos, serviços de apoio, entre outros. No entanto, existem muitos educadores que esperam que a universidade os procure com informações e materiais prontos, que simplesmente possam repassar aos alunos. São muitos os professores que integram o quadro docente de uma universidade. É necessário que os professores se conscientizem da necessidade de buscar, dentro e fora da instituição, subsídios que garantam a qualidade da sua prática de ensino, já que existem carências formativas que podem ser supridas por meio de educação continuada.Author(s):
érica cristina Rodrigues Nascimento
ifpa
Brazil
layane bastos dos santos
ifpi
Brazil
Eliza rodrigues de oliveira martins
ifpi
Brazil
Miliana Agusta Pereira Sampaio
unitins
Brazil
leonardo ayres cordeiro
puc minas
Brazil
erica lourrane leoncio lima
ifpi
Brazil