Full Program »
149: Promoção da motivação dos alunos na resolução de problemas na Matemática: O jogo «A Festarola»
As competências de autorregulação e as crenças motivacionais têm sido associadas à resolução de problemas e ao sucesso escolar na matemática. Por outro lado, fracas competências de autorregulação relacionam-se com uma baixa motivação e o desempenho negativo nesta disciplina. A utilização do jogo digital oferece oportunidades de treino e aprendizagem de competências, com uma componente lúdica, que se revela importante para a promoção da aprendizagem. Este estudo visa compreender as crenças motivacionais dos alunos e as suas expectativas face ao sucesso na resolução de problemas na matemática. Com esta finalidade, foi desenvolvido um projeto de intervenção, com recurso a um jogo digital denominado «A Festarola». Participaram neste estudo 384 alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. No início e no final do projeto os alunos resolveram problemas de matemática e preencheram a Escala de Crenças Motivacionais para a Resolução de Problemas (ECMRP) e a Checklist de Expetativas e Avaliação da Resolução de Problemas (CEARP). Ao longo das sessões com o jogo procedeu-se à apresentação e treino de estratégias de autorregulação na resolução de problemas. Os resultados mostraram a tendência inicial dos alunos para sobrestimar as suas capacidades dentro da sala de aula. No final do projeto os alunos evidenciaram uma reflexão mais objetiva e menos sobrestimada da resolução de problemas. O treino de estratégias de autorregulação da aprendizagem recorrendo ao jogo a «Festarola» pode desempenhar um papel relevante na promoção de crenças motivacionais e expectativas positivas para a resolução de problemas na matemática.Author(s):
Paula Paulino
Faculdade de Psicologia UL
Portugal
Ana Margarida Veiga Simão
Faculdade de Psicologia UL
Portugal
Paula Costa Ferreira
Faculdade de Psicologia UL
Portugal
Adelina Lopes da Silva
Faculdade de Psicologia UL
Portugal