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II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

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145: Estudantes universitários em situação de insucesso: estratégias de autorregulação utilizadas e percebidas como importantes.

A transição para o Ensino Superior representa um período desafiante e marcante para os jovens adultos. O presente estudo pretende investigar a problemática do insucesso académico nestes estudantes, na perspetiva da autorregulação da aprendizagem. Neste sentido foi avaliada a conformidade entre as estratégias de autorregulação utilizadas e percebidas como importantes, por estudantes universitários, em situação de insucesso. Utilizou-se uma amostra de conveniência composta por 19 estudantes, a maioria da Universidade de Lisboa, em situação de insucesso académico. A recolha de dados ocorreu em momento único, com recurso a uma entrevista semiestruturada e a duas escalas (Escala de Autorregulação da Motivação para a Aprendizagem [EAMA] e Questionário de Estratégias de Autorregulação do Controlo do Desempenho [QEACD]). Os resultados obtidos no estudo permitem descrever um padrão de divergência entre as estratégias utilizadas e consideradas importantes. Como mais utilizadas, surgem as estratégias dos domínios de regulação das metas de resultado-evitamento (EAMA) e rever (QEACD). Como as mais importantes, os participantes identificam as estratégias das dimensões de regulação pela estruturação do contexto (EAMA) e de pedir ajuda (QEACD). Estes resultados são relevantes para uma melhor compreensão das necessidades deste grupo de estudantes, e assim o desenho de intervenções mais adequadas no combate ao insucesso académico.

Author(s):

Ana Veiga Simão    
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
Portugal

Lourdes Frison    
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas
Brazil

Ana Francisco    
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
Portugal

Joana Jardim    
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
Portugal

Tãnia Seabra    
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
Portugal

Lúcia Basílio    
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
Portugal

Paula Paulino    
Escola de Psicologia e Ciências da Vida da Universidade Lusófona.
Portugal

 

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