Skip to main content
II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

Full Program »

144: EMOÇÕES DE ESTUDANTES BRASILEIROS ENVOLVIDOS EM SITUAÇÕES DE BULLYING NA ESCOLA

Enquadramento Conceptual: O envolvimento dos estudantes em sitações de bullying escolar ocassiona problemas relacionados à saúde e ao desenvolvimento de crianças e adolescentes. As emoções representam uma variável que, numa perspectiva pessoal, podem ajudar a compreender os efeitos prejudiciais exercidos pelas agressões sobre vítimas e agressores. Objetivos: Estimar a prevalência de bullying entre estudantes brasileiros e identificar as emoções de vítimas e agressores. Metodologia: Estudo transversal e descritivo, desenvolvido mediante a aplicação de um questionário autoaplicável em 232 estudantes (53% girls; age M=14 y., SD=2 y.) de uma escola pública brasileira. Os dados foram analisados no Statistical Analysis Software. Resultados: Entre os estudantes investigados 39,6% estavam envolvidos em situações de bullying, sendo 22,2% vítimas e 17,4% agressores. A raiva foi a emoção mais referida pelas vítimas. Nesse grupo, tristeza e vergonha também se destacaram. A maioria dos agressores relataram que o fato de agredirem os colegas não gerou emoções. As emoções vivenciadas pelas vítimas podem gerar sensação de impotência e intensificar o sofrimento. No que se refere aos agressores, percebe-se que eles não compreendem os efeitos negativos de seus comportamentos, bem como as emoções expressas não colaboram para a interrupção das agressões. Conclusão: As emoções podem funcionar como catalisadoras no processo de compreensão da dinâmica do bullying, como ele pode se perpetuar ou quais os estados emocionais podem favorecer reações mais adequadas ao enfrentamento da violência. A identificação das emoções associadas à ocorrência do bullying pode contribuir com a construção do cuidado integral à saúde do escolar.

Author(s):

Wanderlei Abadio de Oliveira    
Universidade de São Paulo
Brazil

Jorge Luiz da Silva    
Universidade de São Paulo
Brazil

Julliane Messias Cordeiro Sampaio    
Universidade de São Paulo
Brazil

Marcelo Medeiros    
Universidade Federal de Goiás
Brazil

Marta Angélica Iossi Silva    
Universidade de São Paulo
Brazil

 

Powered by OpenConf®
Copyright ©2002-2016 Zakon Group LLC