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II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

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142: ADOLESCENTES BRASILEIROS ENVOLVIDOS EM SITUAÇÕES DE BULLYING ESCOLAR: ASPECTOS FAMILIARES E AMBIENTAIS

Enquadramento Conceptual: Esse estudo investiga as maneiras como o bullying escolar relacionado aos aspectos familiares e ambientais é discursivamente organizado entre adolescentes brasileiros. Poucos estudos abordam o que pensam os estudantes sobre o fenômeno e essa é a primeira pesquisa no Brasil que inclue os aspectos familiares e ambientais para compreendê-lo. A Teoria Bioecológica do Desenvolvimeno Humano foi utilizada como referencial teórico e metodológico na investigação. Objetivos: Conhecer a relação entre bullying e aspetcos familiares e ambientais segundo a interpretação de adolescentes brasileiros. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo, que contou com a participação de 55 adolescentes (54.5% boys; age M=15 y., SD=2 y.) que estudavam em 11 escolas públicas. A participação dos adolescentes ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados foi realizada no software Atlas.TI versão 7. Resultados: Três categorias temáticas foram identificadas: 1) ambiente familiar positivo – poucos conflitos, boa comunicação e envolvimento; 2) figuras parentais protetoras – acolhimento, favorecimento de autonomia e responsabilidade; e 3) bullying avaliado como resultado de experiências negativas na família – educação deficiente de valores éticos e morais, excesso de brigas e conflitos, dificuldades de relacionamento e falta de bons exemplos em casa. Contudo, para a maioria dos participantes (31 ocorrências) as situações vivenciadas na escola, como o bullying ou a maniera como as interações sociais acontecem, não possuem relação com a experiência familiar. Destaca-se que o uso da abordagem qualitativa permitiu estudar a dinâmica do fenômeno incluindo no debate aspectos relacionados ao processo de grupo, aos contextos e às singularidades pessoais dos estudantes no que se refere aos sentimentos e modos de explicar o bullying. Conclusão: Os resultados revelam padrões presentes na literatura internacional sobre a relação entre a experiência familiar dos estudantes e o envolvimento em situações de bullying na escola, principalmente no que se refere ao aspecto protetor relaiconado ao ambiente familiar positivo. A partir de elementos presentes nos discursos dos adolescentes foram problematizadas implicações para a construção de programas de prevenção e intervenção na realidade brasileira e se oferecem insights para estudos dessa natureza em outras realidades socioculturais.

Author(s):

Wanderlei Abadio de Oliveira    
Universidade de São Paulo
Brazil

Iara Falleiros Braga    
Universidade de São Paulo
Brazil

Waldemar Brandão Neto    
Universidade Federal de Pernambuco
Brazil

Simona Carla Silvia Caravita    
Università Cattolica del Sacro Cuore
Italy

Marta Angélica Iossi Silva    
Universidade de São Paulo
Brazil

 

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