Full Program »
14: A importância das tecnologias educativas na aprendizagem das funções e das sucessões no 7º ano de escolaridade
O ensino e a aprendizagem de conteúdos de algumas disciplinas têm sido polémicos no nosso país, evidenciando-se neste contexto, a Matemática – matéria estigmatizada ao longo do século XX e que, segundo entendemos, se enquistou com alguns mitos. Esta será uma das perspetivas que justificará o crescimento dos seus níveis de insucesso que traduzem, naturalmente, um modo de pensamento e uma forma de ação. Recorde-se, a propósito, que nos estudos internacionais, como no Programme for International Student Assessment (PISA), no Third Internacional Mathematics and Science Study (TIMSS) e nas provas de aferição nacionais, os alunos portugueses demonstram desempenhos fracos.Atualmente, há dois documentos com orientações curriculares que norteiam o ensino da Matemática, as Metas Curriculares do Ensino Básico e o Programa de Matemática do Ensino Básico (homologado em 2013). Porém, estes documentos têm trazido algumas polémicas tanto para o ensino como para a aprendizagem da matemática. No documento das Metas Curriculares prevalecem descritores com baixo nível conceptual mas com demasiada ênfase em factos e com ausência de uma orientação conceptual. Por outro lado, a tónica acentuado na resolução de exercícios com recurso a papel e lápis é bastante acentuado, menosprezando o recurso às tecnologias de educativas.
Este estudo foi realizado com alunos de uma turma do 7º ano, na aprendizagem das funções e das sucessões. A problemática com esta turma e nesta disciplina surgiu em torno da falta de motivação para a aprendizagem da matemática, pouco envolvimento dos alunos, precedida de indisciplina.
Para fazer face a esta problemática optámos pela utilização das tecnologias educativas, como forma de motivação e envolvimento dos alunos. Porém nunca descurámos os descritores presentes nas Metas Curriculares.
Os resultados do estudo evidenciam a importância do envolvimento dos alunos na aprendizagem da Matemática e da importância da metodologia de ensino, através da abordagem pela resolução de problemas, com recurso às tecnologias educativas. Os resultados mostram que é possível obter respostas de exigência conceptual elevada alterando as estratégias, as metodologias de ensino e os recursos educativos.
Author(s):
Sandra Canário Ribeiro
Escola D. carlos I - Sintra
Portugal