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II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

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139: O envolvimento dos alunos na aprendizagem e as características da ecologia das aulas

Enquadramento Concetual
O envolvimento dos alunos nas propostas de ensino-aprendizagem em Educação Física depende da forma como os professores gerem a relação triádica entre os sistemas académico, de organização e social (Hastie & Siedentop, 2006). A investigação sobre a ecologia da sala de aula mostra que uma ambiguidade reduzida, uma elevada responsabilização nas tarefas académicas (Hastie, 1994; Jones, 1992; Romar, 1995) e uma adequada gestão do clima relacional (Hastie, 1997) representam um modo positivo de integrar os três sistemas de tarefas obtendo a cooperação e compromisso dos alunos nas aprendizagens. Estes efeitos surgem associados a uma perspetiva positiva dos alunos acerca do ensino (Romar, 1995; Lee, Landin & Carter, 1997). O presente estudo procurou testar estas evidências na realidade portuguesa.
Metodologia
Foi realizado um estudo ecológico de aulas de EF, em turmas de três escolas públicas de Lisboa, envolvendo quatro professores e 38 alunos do 8º e 9º ano, 14 rapazes e 24 raparigas, durante duas unidades de ensino. Foi observada a ecologia e o envolvimento dos alunos, em 8 aulas de cada professor, com recurso a uma adaptação (Onofre, 2000) do Task Structure Observation System (Siedentop, 1992). Foram recolhidas as perceções dos alunos sobre o ensino a partir de um questionário fechado. Os dados foram sujeitos a uma análise descritiva e utilizadas as provas de Mann-Whitney U para distinguir os professores quanto à qualidade gestão da ecologia das suas aulas e o Qui-quadrado para comparar as perceções dos alunos, ambas para p≤0.05.
Resultados
Os resultados mostraram que os professores se distinguiam na qualidade de gestão das aulas, sendo que os alunos dos professores com melhores resultados percecionaram de forma mais positiva o seu ensino, indicando uma relação positiva entre uma a gestão das aulas, a cooperação dos alunos e a sua perceção positiva acerca do ensino do professor.
Conclusão
Estes resultados confirmam que um ensino baseado num equilíbrio entre as preocupações académicas e a gestão do sistema social estão entre as características das aulas mais valorizadas pelos alunos e são determinantes do seu envolvimento na aprendizagem, facto que não pode deixa de ser considerado na preparação prática dos professores.

Author(s):

Marcos Onofre    
Laboratório de Pedagogia, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa e Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
Portugal

João Martins    
Laboratório de Pedagogia, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa e Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
Portugal

Costa João    
Laboratório de Pedagogia, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa e Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
Portugal

Martins Maria    
Laboratório de Pedagogia, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa e Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
Portugal

Ana Quitério    
Laboratório de Pedagogia, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa e Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
Portugal

 

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