Skip to main content
II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

Full Program »

136: Obstáculos à expressão criativa dos docentes e envolvimento dos alunos na escola: alguns dados e reflexões

Resumo: O envolvimento dos alunos na escola é influenciado pela estimulação criativa que os seus professores transmitem implicita e explicitamente. Criatividade e motivação são dois conceitos complexos e com influências recíprocas, nomeadamente havendo um incremento na motivação para a aprendizagem quando existe um clima com características que facilitam a criatividade. Por seu lado, o que o professor mentalmente representa sobre as possibilidades e sobre os obstáculos à sua própria criatividade trará consequências para a sua prática com os alunos. Este trabalho analisa o que professores entendem ser obstáculos contextuais à sua expressão criativa, enquanto profissionais, advindos do contexto de sala de aula e da instituição escolar em geral. Participaram no estudo 120 professores do 1º ciclo e 120 do 2º ciclo do Ensino Básico. Através de uma checklist e de uma escala de avaliação, foram recolhidas, respetivamente, perceções de obstáculos em sala de aula e na escola (recursos materiais e organizacionais, comunicação com colegas e com a Direção, apoios e obstáculos à inovação) face à expressão criativa dos docentes. Tais perceções são analisadas por género e por ciclo escolar de lecionação. Os resultados serão refletidos no sentido da promoção de condições na escola facilitadoras de práticas criativas a realizar pelosCriatividade; Perceções: Professores; Barreiras; Envolvimento escolar docentes, de forma a reforçar o envolvimento dos alunos nesse contexto.

Author(s):

Ana Teresa Almeida    
Universidade do Minho
Portugal

Maria de Fátima Morais    
Universidade do Minho
Portugal

Maria Fernanda Martins    
Universidade do Porto
Portugal

 

Powered by OpenConf®
Copyright ©2002-2016 Zakon Group LLC