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13: ENVOLVIMENTO ESCOLAR E REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO: O CONSUMO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO POR ALUNOS DE SANEAMENTO DO IFPI
Enquadramento Conceitual: As Redes Sociais, em princípio, foram utilizadas principalmente pelos jovens como mero "instrumento" de comunicação e com o único propósito de fazer contato com várias pessoas de seu interesse. Posteriormente, poucas pessoas não reconheceram o potencial dos recursos na formação de redes sociais, especialmente quando ocorreram situações de alto impacto social, tais como terremotos, tsunamis, eventos sociais, situações políticas e assim por diante. Recentemente, com a notável expansão das redes sociais, algumas instituições de ensino passaram a dar alguma atenção a esta nova forma de divulgação de informações entre os alunos. Portanto, nós acreditamos que é necessário, a partir do campo educacional, atender às metas e indicadores para avaliar o consumo digitais dos nossos jovens para perguntar metodologias colaborativas que nos ajudam a promover a educação e consumo de mídia digital, entendendo que um primeiro passo seria a de saber o equipamento, acesso e uso para avaliar o que esses adolescentes fazem quando interagem com essas mídias digitais. Objetivos: O objetivo deste artigo é analisar o uso e consumo de mídia digital (Internet, redes sociais, telefone celular, consolas de jogos de vídeo e televisão), como recurso educativo por alunos do curso de Saneamento do Instituto Federal do Piauí/Brasil. Metodologia: Fazendo-se uso da pesquisa de campo, de caráter exploratório-descritivo, aonde vamos apresentar os resultados de uma investigação, que envolveu um total de 50 alunos do Curso de Saneamento do IFPI. Utilizou-se, como instrumental, uma entrevista semi-estruturada, onde colheu-se informações sobre o uso e consumo de diferentes mídias digitais no contexto educativo. Resultados: Os resultados apontam que os índices de utilização das redes sociais na para obtenção de informações e pesquisas escolares entre os alunos do curso de saneamento participantes ainda são baixos, além dos educadores também pouco as utilizarem no ambito escolar. Conclusões: A disseminação das tecnologias digitais e da internet, e o uso cada vez mais frequente de dispositivos móveis, vêm ocasionando mudanças na forma de acessar a informação, relacionar-se uns com os outros, construir conhecimento. Dessa forma, pensar em estratégias didáticas que reflitam esse contexto atual e promovam a inserção dessas tecnologias no âmbito educacional é extremamente importante para superar a subutilização desse importante espaço de interação, criação e inovação entre grupos sociais. Se potencializados seus aspectos mais positivos, tornam-se ambientes férteis na proposição de novas ideias, nas inovações no âmbito comunicacional e na promoção de uma construção coletiva do conhecimento.Author(s):
érica cristina rodrigues nascimento
IFPA
Brazil
layane bastos dos santos
ifpi
Brazil
maria aparecida e silva pereira sobreira
ifpi
Brazil
telma maria dos santos nascimento
IFPI
Brazil
thays ribeiro torres magalhaes xavier
ifpi
Brazil
regilane de oliveira andrade
ifpi
Brazil
wládia martins ribeiro vieira
IFPI
Brazil
Eliza rodrigues de oliveira martins
ifpi
Brazil
érica lourrane leôncio lima
ifpi
Brazil
leonardo ayres cordeiro
ifpi
Brazil
miliana augusta pereira sampaio
unitins
Brazil