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126: A importância da música na vida dos alunos do 2.º ciclo
A disciplina de educação musical é obrigatória no 2.º ciclo do ensino básico. Mas será que todos os miúdos gostam de música? E, mesmo que gostem, será que se envolvem na disciplina de educação musical? Muitas vezes, a educação musical é encarada como uma formação musical, com um conteúdo semelhante ao do ensino profissional (conservatório), com ênfase no solfejo ou na aprendizagem de flauta doce. Para cativar os alunos para a educação musical, o professor tem de se dar conta do papel que a música tem na vida de cada um deles.Factores como a percepção de competência musical e a auto-eficácia para aprendizagem musical são importantes para determinar o envolvimento do aluno nas actividades de educação musical.
Neste estudo, pretende-se determinar a relação destes factores com a auto-eficácia e o envolvimento escolar.
Para isso, inquiriram-se alunos de 8 turmas do 5.º e 6.º ano durante uma aula de educação musical acerca da importância da música na sua vida. Uma entrevista colectiva centrada nas actividades musicais que os alunos praticam ou que gostariam de praticar na escola e fora da escola. Da análise de conteúdo resultará, além de uma caracterização dos motivos, afectos e processos envolvidos nas práticas musicais, um questionário que poderá ser aplicado pelo professor para melhor conhecer o envolvimento dos seus alunos na educação musical e na escola.
Author(s):
João Nogueira
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade NOVA de Lisboa
Portugal