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II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

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124: CONTRIBUIÇÃO AO CONHECIMENTO SOBRE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (DST’s) NO ENSINO DE CIÊNCIA

A adolescência é caracterizada por intensas transformações anatômicas, psicológicas, fisiológicas e sociais. Adolescentes que estão nesta fase da vida caracterizam-se também por sua vulnerabilidade às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e ao Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Isto se deve, principalmente, a falta de informação, favorecendo a vulnerabilidade e, consequentemente, o risco de contaminação por essas doenças. A orientação de jovens e adolescentes em relação à prevenção das DST’s torna-se importante e deve ser realizada desde cedo e não quando estes já tenham iniciado a vida sexual. Nas escolas e instituições de ensino, também há essa dificuldade em trabalhar essa temática, não existindo preocupação das autoridades educacionais para que disciplinas específicas nessa área possam fazer parte dos currículos escolares ou da formação de professores. É de fundamental importância a discussão dessa temática no meio escolar, abordando informações relevantes sobre os diversos aspectos das doenças e métodos de prevenção. O objetivo do trabalho foi contribuir com o conhecimento sobre DST’s para alunos de ensino fundamental, 6° a 8° séries da Escola Azevedo Costa, localizada no município de Macapá, Amapá, Brasil. No dia 29 de outubro de 2014, foram aplicados questionários nas turmas de 6ª, 7ª e 8ª séries. Em cada turma foram selecionados 20 alunos (10 meninas e 10 meninos) para responderem o questionário, composto por cinco perguntas relacionadas ao tema, como: 1) O que é DST?; 2) O tema DST já foi discutido em sala de aula?; 3) Você conversa com seus pais sobre DST’s?. Posteriormente, foi realizada palestra, com auxílio de pôster e outros materiais, como preservativos e medicamentos, para explicação da temática e indicação dos métodos de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. Do total de 60 questionários aplicados aos alunos, 40 foram respondidos com informações relevantes sobre o tema. Os demais alunos não responderam e foi entendido que os mesmos não têm interesse ou qualquer tipo de informação sobre a temática. De forma geral, 66% dos alunos desconhecem o tema abordado. O presente estudo evidencia a necessidade de incentivar o estudo sobre DST’s nas salas de aula, bem como ser discutido no meio familiar.

Author(s):

Fábio Ferreira    
Brazil

Maria Socorro Miranda de sousa    
Brazil

 

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