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121: Mindfulness com jovens em contexto escolar
Desenvolver regularmente Mindfulness com jovens pode potenciar um vasto leque de resultados positivos, tais como: melhor saúde mental, aumentar o bem-estar, o humor, autoestima e desenvolver competências de atenção e concentração (Weare, 2013). Apesar de ser um campo de estudo recente, cada vez se utiliza mais as práticas de Mindfulness na educação, no sentido de promover a aquisição gradual de competências cognitivas e comportamentais que se associam a resultados escolares mais positivos. (Flook, et al. 2010).Tal como Buke (2010), Harnett e Daw, (2012) admitimos que a intervenção com Mindfulness em contexto escolar assume-se como uma prática bem aceite pelos jovens que nela participam, apresentando igualmente resultados muito credíveis.
O objetivo do estudo foi aplicar Mindfulness em dois grupos de jovens com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos de idade inseridos no 5º e 6º anos de escolaridade, num total de 18 sujeitos. Inicialmente foi feito uma avaliação baseada em auto relatos dos alunos perante a qualidade da sua atenção e concentração, autoestima, ansiedade face ao estudo, testes e desempenho escolar geral. Foi desenvolvido com estes jovens durante 6 meses Mindfulness em contexto escolar (num centro de estudos). Ensinando e exercitando práticas semanais de Mindfulness, com o objetivo dos jovens aprenderem a sustentar e a centrar a sua atenção por maiores períodos de tempo e aplicarem estas técnicas em contexto de sala de aula e de avaliações. Também foi feita uma sessão explicativa e exemplificativa com os pais destes jovens. Para que os pais incentivassem a prática regular de Mindfulness e integrassem as vantagens da sua aplicação. A prática de Mindfulness em meio escolar e familiar pode trazer imensos benefícios cognitivos potencializando a capacidade para aprender (Harnett, 2012).
Apesar das nossas dificuldades metodológicas, no geral verificou-se um aumento significativo de otimismo, maior autoaceitação, mais emoções positivas, bem-estar, melhores competências para sustentar a atenção/concentração e melhor desempenho escolar e social.
É importante refletir sobre a possibilidade do Mindfulness se apresentar como uma intervenção fácil, acessível e bastante competente no sentido de promover um impacto muito positivo no comportamento e na aprendizagem dos jovens em contexto escolar.
Author(s):
Ana Maria Gomes
Universidade Autónoma de Lisboa UAL
Portugal