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120: Relações entre ansiedade à matemática e desempenho escolar
Relações entre ansiedade à matemática e desempenho escolarA literatura sobre reações emocionais à matemática indica que maiores graus de ansiedade à matemática acompanham maiores dificuldades na realização de tarefas e tais dificuldades podem interferir na motivação do aluno nessa temática. O objetivo deste trabalho foi investigar a relação entre graus de ansiedade à matemática e desempenho escolar de 75 alunos de uma escola pública do Brasil, 36 que apresentaram altos graus e 39 que apresentaram baixos graus de ansiedade à matemática, na Escala de Ansiedade à Matemática (EAM), durante os anos de 2010, 2011 e 2012. Foram realizadas correlações entre os escores totais obtidos pelos alunos na EAM e desempenho por bimestre de cada aluno em cada ano, em matemática. Os resultados indicaram que houve correlação significativa entre desempenho e escores totais em onze dos doze bimestres analisados. Em 2010 e em 2011 houve correlação significativa nos quatro bimestres. Já em 2012 houve correlação significativa nos três primeiros bimestres e no quarto não houve essa correlação. Embora as correlações sejam significativas, os coeficientes de correlação indicam que as correlações foram de magnitude baixa. Os resultados corroboram com a literatura que aponta baixo desempenho em matemática relacionado aos altos graus de ansiedade na disciplina. Altos graus de ansiedade à matemática podem levar o aluno ao baixo desempenho e por consequência, até mesmo ao fracasso escolar. Os dados são discutidos com base na importância da investigação contínua sobre o fenômeno e sobre aplicar programas de intervenção que auxiliem os alunos a reverterem a ansiedade à matemática.
Relations between math anxiety and school performance
Abstract
The literature on emotional reactions to mathematics indicates that higher levels of math anxiety accompany greater difficulty in performing tasks and such difficulties can interfere with the student's motivation in this subject. The aim of this study was to investigate the relationship between degrees of math anxiety and school performance of 75 students of a public school in Brazil, 36 who showed high degrees and 39 who had low levels of math anxiety, Anxiety Scale to Mathematics (EAM) for the years 2010, 2011 and 2012. Correlations were made between the total scores obtained by students in EAM and the performance by two months for each student each year in mathematics. The results indicated that there was significant correlation between performance and total scores in eleven of the twelve marking periods analyzed. In 2010 and 2011 there was a significant correlation in the four quarters. In 2012 there was a significant correlation in the first three marking periods and in the room there was no such correlation. Although the correlations are significant, the correlation coefficients indicate that the correlations were of low magnitude. The results corroborate the literature that shows poor performance in mathematics related to high levels of anxiety in the discipline. High levels of math anxiety can lead the student to the poor performance and therefore even school failure. The data are discussed based on the importance of continuing research on the phenomenon and on applying intervention programs that help students to reverse the math anxiety.
Keywords: Math anxiety, school performance in math, math learning difficulties.
Author(s):
Alessandra Campanini Mendes
Universidade Federal de São Carlos - SP
Brazil
Monalisa Muniz
Universidade Federal de São Carlos - SP
Brazil
Rogério Crevelenti Fioraneli
Universidade Federal de São Carlos - SP
Brazil
João dos Santos Carmo
Universidade Federal de São Carlos - SP
Brazil