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12: AUTISMO E INCLUSÃO: A PERCEPÇÃO DE UM GRUPO PROFESSORES ACERCA DA INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA NA REDE MUNICIPAL EM TERESINA-PIAUÍ
Enquadramento Conceptual: Embora a educação inclusiva não seja um programa e sim uma filosofia, existe uma forte tendência política para a implementação da mesma, mesmo cercada de dificuldades. Dentro do processo inclusivo brasileiro, existe o caso específico da inclusão do aluno autista. Tem ocorrido desde 2000 no Brasil, um aumento significativo da inserção escolar de alunos com autismo. Esses são motivos importantes para que a escolarização de alunos com autismo seja cada vez mais pesquisada e refletida, em especial como se dá a percepção dos professores dentro desse processo. Para analisar tal fenômeno, empregamos os referenciais da teoria histórico-cultural de Vitogstki (1983, 1997) em diálogo autores da área, dentre os quais citamos Batista (2006), Menezes (2012), Gomes e Mendes (2010), Cunha (2013), Chiote (2013), Demo (2000), Mioto e Lima (2007), Vasques (2003), Bosa (2002). Objetivos: O presente artigo buscou investigar o cotidiano da inclusão de alunos com autismo nas classes regulares na cidade de Teresina - Piauí, partindo da ótica dos educadores. Metodologia: Como método, utilizou-se a pesquisa de cunho qualitativo, buscando analisar a percepção de um grupo de professores sobre a inclusão desses alunos, estando estes lotados em 10 escolas públicas municipais de diferentes bairros da cidade, onde foram entrevistados, como amostra, 12 professores. Resultados: Verificou-se que os processos de exclusão social são marcantes e contínuos e a falta de conhecimento e preparo dos professores para lidar com o aluno autista ficou evidenciado na maioria das falas. Conclusão: Concluiu-se que a inclusão não cabe no paradigma tradicional existente da educação, requer um modelo diferente das propostas e práticas existentes. Essa proposta diferenciada parte pela reformulação dos conhecimentos, experiências e práticas pedagógicas desses profissionais e perpassa por uma formação inicial e continuada que ofereça suporte para lidar e para praticar a inclusão de fato.Author(s):
LAYANE SANTOS
INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ
Brazil
Miliana Augusta Pereira Sampaio
UNITINS
Brazil
Leonardo Ayres Cordeiro
PUC MINAS
Brazil
ELIZA Rodrigues de Oliveira Martins
IFPI
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Érica Lourrane Leôncio Lima
ifpi
Brazil
francisca assunção almeida felix
ifpi
Brazil