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II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

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12: AUTISMO E INCLUSÃO: A PERCEPÇÃO DE UM GRUPO PROFESSORES ACERCA DA INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA NA REDE MUNICIPAL EM TERESINA-PIAUÍ

Enquadramento Conceptual: Embora a educação inclusiva não seja um programa e sim uma filosofia, existe uma forte tendência política para a implementação da mesma, mesmo cercada de dificuldades. Dentro do processo inclusivo brasileiro, existe o caso específico da inclusão do aluno autista. Tem ocorrido desde 2000 no Brasil, um aumento significativo da inserção escolar de alunos com autismo. Esses são motivos importantes para que a escolarização de alunos com autismo seja cada vez mais pesquisada e refletida, em especial como se dá a percepção dos professores dentro desse processo. Para analisar tal fenômeno, empregamos os referenciais da teoria histórico-cultural de Vitogstki (1983, 1997) em diálogo autores da área, dentre os quais citamos Batista (2006), Menezes (2012), Gomes e Mendes (2010), Cunha (2013), Chiote (2013), Demo (2000), Mioto e Lima (2007), Vasques (2003), Bosa (2002). Objetivos: O presente artigo buscou investigar o cotidiano da inclusão de alunos com autismo nas classes regulares na cidade de Teresina - Piauí, partindo da ótica dos educadores. Metodologia: Como método, utilizou-se a pesquisa de cunho qualitativo, buscando analisar a percepção de um grupo de professores sobre a inclusão desses alunos, estando estes lotados em 10 escolas públicas municipais de diferentes bairros da cidade, onde foram entrevistados, como amostra, 12 professores. Resultados: Verificou-se que os processos de exclusão social são marcantes e contínuos e a falta de conhecimento e preparo dos professores para lidar com o aluno autista ficou evidenciado na maioria das falas. Conclusão: Concluiu-se que a inclusão não cabe no paradigma tradicional existente da educação, requer um modelo diferente das propostas e práticas existentes. Essa proposta diferenciada parte pela reformulação dos conhecimentos, experiências e práticas pedagógicas desses profissionais e perpassa por uma formação inicial e continuada que ofereça suporte para lidar e para praticar a inclusão de fato.

Author(s):

LAYANE SANTOS    
INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ
Brazil

Miliana Augusta Pereira Sampaio    
UNITINS
Brazil

Leonardo Ayres Cordeiro    
PUC MINAS
Brazil

ELIZA Rodrigues de Oliveira Martins    
IFPI
Brazil

Érica Lourrane Leôncio Lima    
ifpi
Brazil

francisca assunção almeida felix    
ifpi
Brazil

 

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