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II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

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119: A motivação docente descrita em uma narrativa de aula de uma Educadora Matemática

Apresenta-se uma narrativa de aula da primeira autora deste texto, professora de uma turma de 2º. ano do Ensino Fundamental. Descreve-se sua motivação docente para ensinar Matemática. Trata-se de uma pesquisa (auto)biográfica que toma as narrativas de si como práticas de formação e de autoformação (Passeggi, Souza & Vicentini, 2011). Busca-se evidenciar como o processo de interação da professora com as crianças a motivou a redimensionar e a criar novas práticas para promover a aprendizagem matemática na infância. Para o processo de análise da narrativa, consideram-se como pressupostos teóricos a reflexividade autobiográfica e suas repercussões nos processos de constituição da subjetividade e da inserção social do sujeito (D’Ambrosio & Lopes, 2015). A narrativa evidencia que a professora cria um cenário investigativo a partir de um contexto real e provoca discussões que envolvem reflexões éticas, possibilitando às crianças, de forma lúdica e criativa, a elaboração de procedimentos matemáticos para solucionar problemáticos por elas gerados. Os resultados evidenciam que a professora privilegiou a prática de “escutar” os seus alunos e dar-lhes voz e agência na sua própria aprendizagem (D’Ambrosio, 1993) e que este processo gerou a diversidade na elaboração individual e coletiva, pelas crianças, de procedimentos matemáticos para resolver situações que emergiram em seu contexto escolar (Lopes, Grando, & D’Ambrosio, 2016). As conclusões trazem indícios de aprendizagem docente, relativos à Educação Matemática na Infância.


Referências bibliográficas
D’Ambrosio, B. S. (1993, março). Professores de Matemática para o século XXI: o grande desafio. Pro-Posições, 4(1), 35-41.
D’Ambrosio, B. S., & Lopes, C. E. (2015). Insubordinação criativa de educadoras matemáticas evidenciadas em suas narrativas. In Conferência Interamericana de Educação Matemática – CIAEM-IACME, 14. Chiapas, México. Retirado em 25 de março, 2016, de http://xiv.ciaem-redumate.org/index.php/xiv_ciaem/xiv_ciaem/paper/viewFile/391/189.
Lopes, C. E., Grando, R. C., & D’Ambrosio, B. S. (2016). Experiences situating mathematical problem solving at the core of early childhood classrooms. Early Childhood Education Journal, 1-9. Retirado em 25 de março, 2016, de http://link.springer.com/article/10.1007/s10643-016-0775-0.
Passeggi, M. C., Souza, E. C., & Vicentini, P. P. (2011). Entre a vida e a formação: pesquisa (auto)biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista, 27(1),369-386.

Author(s):

Solange Aparecida Corrêa    
Escola Comunitária de Campinas/GIFEM
Brazil

Celi Espasandin Lopes    
Universidade Cruzeiro do Sul/GIFEM
Brazil

 

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