Skip to main content
II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

Full Program »

115: O ALUNO COMO "PROTAGONISTA" EM UMA AULA DE MATEMÁTICA: O ENSINO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Este trabalho indica a Metodologia de Ensino-Aprendizagem através da Resolução de Problemas como uma forma alternativa de Ensino que possibilita transformar o papel do professor e do aluno. Neste cenário, o professor é gestor de um processo que requer o envolvimento dos alunos, através de um protagonismo compartilhado durante a aula, sendo os alunos os construtores do conhecimento. Ademais, apresentamos uma pesquisa de doutoramento em desenvolvimento que objetiva analisar, interpretar e compreender a intervenção de docentes durante o processo em que alunos constroem estratégias que emergem durante uma aula orientada pela Metodologia de Ensino-Aprendizagem através da Resolução de Problemas. O desenho de investigação se assenta numa abordagem qualitativa com método de Estudo de Caso, com profunda análise de entrevistas com docentes, observação participante de um grupo de discussão entre eles e da observação direta da aplicação de atividades, por esses professores, que possibilitem gerar dados referentes à intervenção/ação docente, para uma posterior análise de conteúdo e de discurso. É esperado que este estudo possa contribuir para a reflexão dos licenciandos sobre sua futura prática docente e dos professores sobre a própria, desejando uma educação matemática de qualidade para todos, sem ignorar singularidades e particularidades.

Author(s):

Louise Lima    
Universidade do Porto
Portugal

ARIANA COSME    
Universidade do Porto
Portugal

 

Powered by OpenConf®
Copyright ©2002-2016 Zakon Group LLC