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11: REPETÊNCIA ESCOLAR NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO SOBRE AS REPRESENTAÇOES SOCIAIS DO FRACASSO ESCOLAR PARA OS PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO BRASILEIRA
Enquadramento Conceptual: A preocupação com o chamado “fracasso escolar” deu origem a inúmeras pesquisas nas últimas décadas, em decorrência da reflexão e indagação dos pesquisadores sobre as mazelas históricas que assolam as escolas brasileiras, que são reveladas nos nossos baixos indices e nos escassos investimentos na área educacional. Torna-se relevante considerar o papel de mediação do professor entre o conhecimento historicamente produzido e o aluno. Objetivos: Nesse contexto, o presente trabalho teve por objetivo investigar as concepções de professores de uma escola pública da esfera Estadual em relação ao fracasso escolar no Brasil. Metodologia: Para a realização de tal pesquisa foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 10 professores do ensino fundamental (equivalente ao Ensino Primário em Portugal) de uma escola situada em Teresina, Estado do Piauí no Brasil, cujos dados do IDEB (Índice de desenvolvimento da educação básica, indicador utilizado no Brasil para avaliar a qualidade da educação) apontavam dificuldades sobre a escolarização. O conteúdo das entrevistas foi analisado mediante o método de análise de conteúdo proposto por Bardin (2004), e concomitantemente observado sobre a luz da teoria das representações sociais, respeitando por fim a rede complexa que constitui o fracasso escolar. Resultados: Como resultado, constatou-se que os professores expressaram concepções ambíguas e contraditórias acerca do fracasso escolar, ao atribuírem como principais elementos constituintes do fracasso escolar a fatores relacionados ao aluno, à família, ao sistema escolar, ao professor e a condições sociais mais amplas, ao mesmo tempo que aferem o sucesso escolar ao método pedagógico, ou seja, o próprio professor como gestor do processo, por vezes minimizando o seu papel em relação ao fracasso escolar. Conclusão: A análise dos resultados permite concluir que os professores reconstituem sua representação de “fracasso escolar” como um processo claramente esquematizado: o desinteresse e a dificuldade de aprendizagem do aluno, aliados à falta de apoio familiar levam à repetência, por vezes considerando seu papel como diminuto ou nulo como parte do fenômeno, além de expressarem um forte sentimento de desamparo para o enfrentamento do fracasso escolar, desamparo este que perpassa as facetas do desamparo teórico, relacional e do próprio sistema de ensino.Author(s):
layane santos
Instituo Federal do Piauí
Brazil
Miliana Augusta Pereira Sampaio
UNITINS
Brazil
Leonardo Ayres Cordeiro
PUC Minas
Brazil
Thays Ribeiro Torres Magalhães Xavier
IFPI
Brazil