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105: MOTIVAÇÃO: EM BUSCA DE UM ACERTO CONCETUAL
Enquadramento Conceptual: Pelo processo percetivo, o indivíduo capta, organiza e processa um conjunto de estímulos e informação. A interpretação dos sinais recebidos corresponde à atribuição de um sentido construído com base no conhecimento, experiências do passado e/ou expectativas futuras. Existe alguma controvérsia na literatura sobre a definição de motivação. Porém, identifica-se uma caraterística comum: o indivíduo tem um papel ativo no seu meio relacional cujo processo o orienta para um determinado nível comportamental relacionado com o cumprimento de objetivos. Mas o que significa estar motivado? E se a motivação tem a sua génese em estímulos, que circunstâncias podem levar a dissonâncias cognitivas? Caraterísticas pessoais? Fatores situacionais ou interacionais? Objetivos: Através da revisão da literatura pretende-se compreender o sentido holístico do constructo, bem como indagar sobre uma aproximação ao contexto atual em termos de precisão e acerto, numa realidade complexa, multifacetada, dinâmica e imprevisível. Metodologia: Ancorada em conceções abstratas foi opção evocar a teoria hermenêutica para a investigação de paradigmas que não têm uma representação totalmente objetiva nem são vivenciados de forma polarizada. Resultados: Nem a sociedade é um todo em si acabado e em equilíbrio estático, nem o indivíduo é um mero recetor passivo de informação fatual, proveniente do meio. Antes, processa a realidade supostamente objetiva que absorve e o seu comportamento resulta do reajustamento que procura formas de alinhar motivos e intenções que visa atingir. Quanto à motivação em contexto de ensino-aprendizagem refira-se que muito embora possam existir propósitos comuns dentro de um grupo, tal não significa que todos os indivíduos se vinculem a estes e esqueçam as suas próprias vontades que, por sua vez, arrojam para diferente predisposição na ação. Conclusão: Todo o percurso implica escolhas consistentes com a identidade, emoções e locus de controlo de cada um. Da escola espera-se, a todo o tempo, novos desafios, pensamento crítico e autónomo. Esta há de ser a lição galvanizadora de uma Escola holística da Existência Humana.Author(s):
Isabel Paraíso
Portugal