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II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

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100: As implicações do fraco rendimento dos alunos na atividade do professor: um estudo no sistema educativo Angolano

O fraco rendimento escolar dos alunos e suas implicações na atividade do professor, é o tema deste estudo, que contou com a participação de um grupo de dez professores que lecionam a 8ª classe no sistema educativo Angolano. Com base num desenho metodológico qualitativo-quantitativo e abordagem descritiva, teve como objetivo identificar os fatores que originam o fraco rendimento dos alunos, e como estes interferem na atividade do professor. Utilizamos como instrumentos para a recolha de dados, o inquérito por questionário; onde o público-alvo foram os professores e o estudo incidiu nas implicações do fraco rendimento escolar na atividade dos professores, uma vez que o sucesso escolar não é um ato isolado, ele depende de fatores internos e externos ao aluno, que potenciam a sua disposição para a aprendizagem. O tratamento dos dados foi pelo método matemático-estatístico. Os resultados revelaram que o fraco rendimento dos alunos resulta de insuficiências didático-metodológicas dos professores, no fraco sistema organizacional da escola, na sua frágil interação com a família e o meio social, e da desmotivação e falta de empenho próprio do aluno, devido as suas dificuldades intelectuais, falta de meios e carências afetivas. E por sua vez o fracasso, interfere diretamente na atividade do professor, tendo este, a necessidade da adoção de novas estratégias quer seja de ensino, quer seja de reorganização das atividades dos alunos, inibindo assim o desenvolvimento normal do programa de ensino.

Author(s):

Francisco Dumbo    
Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela
Angola

Laurinda Baca    
Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela
Angola

 

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